Peneda-Gerês

O Parque natural de Peneda-Gerês, criado em 1971, é a mais antiga e única área protegida com estatuto de Parque Nacional em Portugal. Estende-se do planalto de Castro Laboreiro ao de Mourela, abrangendo as serras de Peneda, do Soajo, amarela e Gerês, culminando a sua altitude máxima a 1545 metros. Aqui se conservaram paisagens, solos, águas, fauna, e flora excepcionais. Faz fronteira com a Galiza e abrange sete concelhos: Terras de Bouço, Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte de Barca no Minho; e Montalegre em Trás-os-Montes; numa área total de 72000 hectares.

Dada a fundamental importância dos seus ecossistemas, a UNESCO aprovou a sua candidatura a reserva mundial da biosfera. A multiplicidade, excelência e rara beleza do vasto painel de paisagens naturais e humanizadas, assume relevante valor cultural e afirma este território como um espaço fundamental para a fruição e conservação da natureza em Portugal: as matas de albergaria, do Ramiscal, do Cabril, todo o vale superior do Rio Homem e a serra do Gerês são um tipo de paisagem que é incomparável.

O lobo vagueia num dos seus raros territórios de abrigo e a Águia-real pontifica no vasto cortejo das Aves. É uma região que conta com a presença humana desde o Neolítico e inclui trechos de Braga a Astorga, conhecida como Geira. Todos estes aspectos propiciam um turismo da natureza soft e hard de excelência que, aliando-se à qualidade lendária das suas águas e termas, fixa o máximo expoente infra-estrutural hoteleiro da Vila do Gerês.

(In Porto e Norte, Guia do Turismo da Natureza, turismo do Porto e Norte de Portugal)

Para saber mais:

http://www.geira.pt/pnpg/index.html,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Peneda-Ger%C3%AAs

http://www.visitportugal.com/NR/exeres/848B4ECF-A8DA-4145-A93C-81C042CDDAAD,frameless.htm

Para alojamento:

http://www.lonelyplanet.com/portugal/the-north/parque-nacional-da-peneda-geres

Central de Reservas da ADERE-Peneda Gerês: http://www.adere-pg.pt/

Anúncios