Montesinho

No extremo nordeste de Portugal, em plena Tera Fria Transmontana, ao longo da fronteira entre Portugal e Espanha, abraçando as serras de Montesinho e da Corôa, localiza-se o Parque Natural de Montesinho, que integra os territórios concelhios de Bragança e Vinhais. A magnífica paisagem é consequência de um excelente exemplo da integração harmoniosa do homem no seu meio natural, resultando daí uma sábia ocupação do território.

Nos vales ribeirinhos desenvolvem-se o azevinho, o amieiro, o freixo, o Choupo-negro, o salgueiro e a avelaneira, de forma peculiar.

Na área do parque podem ser observadas 49 espécies de mamíferos, onde o lobo, o veado, o corço, o javali, a lontra e a toupeira-de-água são alguns dos mais característicos e emblemáticos. Neste território reside o principal núcleo populacional de lobos da península Ibérica.

Das 150 espécies de aves inventariadas, cerca de 130 são nidificantes, encontrando-se entre estas a águia-real, a cegonha-preta, a águia-caçadeira, e o tartaranhão-cinzento. O turismo de Natureza assume-se como actividade sustentável e deslumbra todos aqueles que escolhem fruir este espaço.

(In Porto e Norte, Guia do Turismo da Natureza, Turismo do Porto e Norte de Portugal)

Para saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_de_Montesinho

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Montesinho?res=1280×800

http://www.bragancanet.pt/vinhais/vslomba/pnm.html

http://www.montesinhovivo.pt/site/index.php

http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=12206

Turismo:

http://www.booking.com/hotel/pt/a-montesinho-turismo.pt.html?aid=311098;label=a-montesinho-turismo-9Lfz_6I_Z7ww6DR7bMnYnQS9396564737:pl:ta:p1:p2:ac:ap1t1:nes;ws=&gclid=CIzQuJzytrACFSYhtAodInUL8w

Anúncios