Douro

Dentro dos territórios dos Concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo, ao longo dos 120 km do grand canyon cavado pelo Douro, estende-se o Parque Natural do Douro Internacional. O abrupto rochoso das margens escarpadas do Douro e afluentes, que por vezes atingem mais de 300 metros de altura, é conhecido localmente por Arribas do Douro. Esta profunda garganta corta de forma radical o sistema sul de planaltos do Nordeste Transmontano onde se destaca pela rara beleza dos seus lameiros naturais, o Planalto Mirandês.

De fundamental importância faunística, sobressaem variadas aves rupícolas, que procuram nas altaneiras escarpas das Arribas tranquilidade e abrigo para nidificarem: o grifo, o abutre-do-egipto, a águia-real, a águia-de-bonelli e a cegonha-negra.

Dos mamíferos merecem particular destaque o lobo, o corço, o javali, a lontra e variadas espécies cinegéticas.

A flora deste parque alberga várias espécies e subespécies endémicas como é o caso de o zimbro e de a cornalheira.

O património cultural é riquíssimo: sobressai a língua Mirandesa, imensos castros e berrões disseminados pelo território, no folclore os Pauliteiros de Miranda, e na gastronomia a posta mirandesa.

Em 2008 foi atribuído o prémio nacional Turismo Natureza ao cruzeiro ambiental Europarques, a operar em Miranda do Douro, podendo avaliar por aqui a riqueza da excelência que este Parque Natural pode proporcionar aos sus visitantes.

(In Porto e Norte, Guia do Turismo da Natureza, Turismo do Porto e Norte de Portugal)

Para saber mais:

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-DouroInternacional?res=1280×800

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_do_Douro_Internacional

http://dourointernacional.no.sapo.pt/arribasdodouro.html

Aves do Parque:

http://www.avesdeportugal.info/sitmiranda.html

http://wikitravel.org/pt/Parque_Natural_do_Douro_Internacional

Anúncios