Alvão

O Parque Natural do Alvão circunscreve-se à serra com o mesmo nome, que s encosta ao lado oriental do Marão ocupa parte dos concelhos d Vila Real e Mondim de Basto.

O seu fulcro é a queda de água das Fisgas de Ermelo, tratando-se de formações xistosas do silúrico, de grande interesse paisagístico e geológico.

O Parque é caracterizado por uma área granítica de altitude com relevos em forma de bolas, onde nasce a rede hidrográfica, e uma área xistenta mais baixa no Ermelo, onde o Rio Olo corre encaixado entre dobras.

O diferencial altimétrico propicia a existência de uma assinalável diversidade microclimática que faz diferenciar a fauna e a flora das terras altas e terras baixas. Na flora destacamos os carvalhais, o vidoeiro, a aveleira, o azevinho, o castanheiro, o arando e o loureiro.

Na fauna destaca-se o lobo, o corço, algumas espécies de morcegos, a águia-cobreira, o falcão-peregrino, a truta-marisca, a toupeira-de-água e a lontra.

Do ponto de vista paisagístico, a altitude, oceanidade e mediterraneidade, criam condições de subsistência de ecossistemas de altitude, assumindo-se este território como uma paisagem fortemente humanizada.

Fruto da milenar interacção do Homem sobre o território, exprime-se aqui um património etnográfico muito rico e diversificado.

A rede de levadas de Lamas de Olo, Ermelo, Arnal e Barreiro, a tipicidade do gado maronês e a presença de comunidades rurais de montanha, assumem-se como aspectos diferenciadores do território para a prática de turismo da natureza.

(In Porto e Norte, Guia do Turismo da Natureza, Turismo do Porto e Norte de Portugal)

Para saber mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_do_Alv%C3%A3o

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-Alvao?res=1280×800

http://www.rotas.xl.pt/0304/100.shtml

http://www.roughguides.com/travel/europe/portugal/trasosmontes/vila-real/parque-natural-do-alvao.aspx

http://www.visitportugal.com/NR/exeres/73D98603-DDDD-4689-96CD-9FBD96EB3765,frameless.htm

Percurso pedestre:

http://www2.ufp.pt/units/geonucleo/pedestre/alvao/alvapede.htm

Anúncios